Campo Belo/MG
Alunos do 6° Ano da E. E. Jarbas Gambogi produzem roteiro de Fotonovela
Os alunos utilizaram revistas na construção das imagens. |
As Fotonovelas foram produzidas em duplas. |
Resolvi trabalhar com meus alunos neste segundo bimestre, textos relacionados a contos, fábulas antigas e modernas, em prosa ou em versos. Montei uma atividade para trazê-los (os alunos) para questões do dia a dia, utilizando recursos de outro gênero textual: a fotonovela.
Fotonovelas são novelas em quadrinhos que utilizam, no lugar dos desenhos, fotografias, de forma a contar, sequencialmente, uma história.
No Brasil, as fotonovelas tiveram um mercado cativo por mais de 25 anos, entre os anos 1950 e 1970, representando a ideia de uma imprensa popular feminina, com milhões de leitores de histórias publicadas em revistas com grande circulação nacional.
Características: A fotonovela apresenta uma narrativa que utiliza em conjunto a fotografia e o texto verbal. Como nas histórias em quadrinhos desenhadas, cada quadrinho da sequência corresponde a uma cena da história, no caso, corresponde a uma fotografia acompanhada da mensagem textual.
São, em geral, publicadas no formato de revistas, livretos ou de pequenos trechos editados em jornais e revistas, e algumas são divididas em capítulos que, geralmente, têm um desfecho próprio, que cria suspense e curiosidade no leitor, levando-o a comprar a continuação.
- Principais revistas de fotonovelas no Brasil:
Capricho (Editora Abril); Super Novelas Capricho (Editora Abril); Grande Hotel (Editora Vecchi); Ilusão; Noturno; Encanto; Fascinação; Contigo; Sétimo Céu (Editora Bloch); Carinho; Carícia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.