segunda-feira, 9 de abril de 2012

Alunos da EEPAF fazem trabalho prático sobre o que é notícia!...

          Os alunos do 7° ano da Escola Estadual Padre Alberto Fuger, em Campo Belo/MG, participou de um trabalho prático: diferenciou notícia de reportagem. Aprenderam também sobre o que é lead e suas funções. Mas afinal, qual a diferença entre notícia e reportagem?
          A primeira informa fatos de maneira mais objetiva e aponta as razões e efeitos. A segunda vai mais a fundo, faz investigações, tece comentários, levanta questões, discute, argumenta. A reportagem é um gênero de texto jornalístico que transmite uma informação por meio da televisão, rádio, revista.
          O objetivo da reportagem é levar os fatos ao leitor ou telespectador de maneira abrangente. Isso implica em um fator essencial a um jornalista: falar bem e escrever bem. Se televisionada, a reportagem deve ser transmitida por um repórter que possui dicção pausada e clara, além  de uma linguagem direta, precisa e sem incoerências. Deve utilizar a entonação que dá vida às palavras, uma vez que representa na fala os sinais de pontuação!
          Se impressa, a reportagem deve demonstrar capacidade intelectual, criatividade, sensibilidade quanto aos fatos e uma escrita coerente, que dinamiza a leitura e a torna fluente! Por essas questões, a subjetividade está mais presente nesse tipo de reportagem do que no outro, apontado acima!
           Atualmente, com o desenvolvimento dos softwares, os repórteres têm mais recursos visuais e gráficos disponíveis, o que chama a atenção para a notícia.
          Em meio aos fatos presenciados e que deverão ser transmitidos, cada repórter tem seu estilo próprio de conduzir ou de narrar os acontecimentos. Por isso, a reportagem pode ser a mesma, mas a maneira como é comunicada é diferente de um profissional para outro! Para o leitor ou telespectador é ótimo, pois ele poderá optar, por exemplo, por um jornal falado no qual se identifique com o tipo de linguagem!

Fonte: O que é notícia? Brasil Escola.


Alunos em busca de um novo conhecimento: a notícia.
7° Ano C: alunos eufóricos. Futuros jornalistas?
7° Ano B: concentração máxima na identificação da lead.
7° Ano A: aprendendo a construir notícias através da lead.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.