Não chega a ser um computador propriamente dito, mas os atuais PlayStation 3 e Xbox 360 alcançam 218 e 115 GFlops respectivamente.
Exemplo de consoles. |
Um videogame é um jogo eletrônico no qual o
jogador interage com imagens enviadas a um dispositivo que as exibe, geralmente
uma televisão ou um monitor. Os sistemas eletrônicos usados para jogar
videogames são conhecidos como plataformas - como, por exemplo, computadores e
consoles. Os arcades e celulares são também bons exemplos de plataformas.
O dispositivo de entrada usado
para manipular videogames é chamado controle e varia de acordo com a
plataforma. Por exemplo, um controle pode ser constituído por um direcional e
um único botão. Outros podem ter dezenas de botões e mais de um direcional.
Muitos jogos de computador podem também ser jogados com teclado ou uma
combinação do teclado com o mouse simultaneamente ou até mesmo controles
específicos.
Os videogames também podem usar outras
maneiras de interagir e prover informação ao jogador. O uso de sons é usado em
larga escala desde os primórdios. Outros tipos de resposta, como dispositivos
de vibração e sensores de movimento também são bastante utilizados nos
videogames. O avanço tecnológico tem trazido formas cada vez mais intensas de
imersão nos jogos através destes periféricos, como o reconhecimento de
movimentos e de voz.
A primeira menção ao que se
assemelha a um videogame data de 1947 - um "Dispositivo de entretenimento
com tubo de raios catódicos",
patenteado no ano seguinte por Thomas T.
Goldsmith Jr. e Estle Ray Mann. Inspirado na tecnologia de radares, consistia
em um dispositivo analógico que permitia controlar um ponto vetorizado na tela,
simulando mísseis acertando alvos, que eram simplesmente pontos fixos na tela.
Na sequência, mais alguns exemplos
prosaicos dos antepassados dos videogames atuais:
O computador NIMROD no Festival da Inglaterra de
1951;
- OXO: um jogo da velha eletrônico feito por Alexander S. Douglas para o computador EDSAC em 1952;
- Tennis for Two: um video game criado por William Higinbotham em 1958;
- Spacewar! : escrito pelos estudantes Martin Graetz, Steve Russell, e Wayne Wiitanen's em um computador DEC PDP-1 em 1961.
Em 1971, a empresa Computer
Space, criada por Nolan Bushnell e Ted Dabney, inicia a venda do primeiro
arcade do mundo, baseado no jogo SpaceWar!. Em 1972, é lançado o primeiro
console doméstico da história: Odyssey da empresa Magnavox. Neste mesmo ano,
Nolan Bushnell, agora trabalhando na Atari, lança o primeiro grande sucesso
comercial de um video game, o jogo arcade Pong. Este sucesso abriu caminho para
inúmeras outras empresas, dando início assim à lucrativa indústria dos
videogames.
O termo "Plataforma" refere-se à
combinação específica eletrônica ou de hardware, que, em conjunto com o
software, faz com que o videogame funcione. Outro termo muito usado é
"sistema".
Em uso comum, "jogo de computador"
refere-se a uma forma de mídia que envolve um jogador interagindo com um PC,
que é conectado a um monitor de vídeo de alta resolução. Um "jogo de
console" refere-se a um jogo que é jogado um dispositivo eletrônico
especializado que pode ser conectado a uma televisão ou um monitor de vídeo composto.
Um "videogame portátil" é um dispositivo eletrônico portátil que pode
ser segurado com as mãos do usuário. (Alguns bons exemplos destes são o PSP e o
Nintendo DSi). Um arcade refere-se geralmente a um jogo que é jogado em um
dispositivo eletrônico especializado, que geralmente contém somente um jogo,
encontra-se em uma cabine e é operado por fichas. Porém, há jogos que possuem
mais de uma plataforma, jogáveis, por exemplo, tanto no PC, Xbox, PS2, Wii,
etc. Além disso, há plataformas que não são completamente eletrônicas (máquinas
de arcade eletro-mecânicas. Também há dispositivos com telas que têm a
capacidade de rodar jogos, todavia não são máquinas de videogame dedicadas
(exemplos: celulares, calculadoras gráficas, PDAs).
Sequência: "Capacidade de processamento - mainframe".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.