AOS ALUNOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO;
O sistema operacional
multitarefa é preparado para dar ao usuário a ilusão que o número de processos
em execução simultânea no computador é maior que o número de processadores
instalados. Cada processo recebe uma fatia do tempo e a alternância entre vários
processos é tão rápida que o usuário pensa que sua execução é simultânea.
São utilizados algoritmos para
determinar qual processo será executado em determinado momento e por quanto
tempo.
Os processos podem comunicar-se,
isto é conhecido como IPC (Inter-Process Communication). Os mecanismos
geralmente utilizados são:
sinais;
pipes;
named pipes;
memória compartilhada;
soquetes (sockets);
trocas de mensagens.
O sistema operacional,
normalmente, deve possibilitar o multiprocessamento (SMP ou NUMA). Neste caso,
processos diferentes e threads podem ser executados em diferentes
processadores. Para essa tarefa, ele deve ser reentrante e interrompível, o que
significa que pode ser interrompido no meio da execução de uma tarefa.
O sistema operacional tem acesso completo
à memória do sistema e deve permitir que os processos dos usuários tenham
acesso seguro à memória quando o requisitam.
Vários sistemas operacionais
usam memória virtual, que possui 3 funções básicas:
- Assegurar que cada processo tenha seu próprio espaço de endereçamento, começando em zero, para evitar ou resolver o problema de realocação (Tanenbaum, 1999);
- Prover proteção da memória para impedir que um processo utilize um endereço de memória que não lhe pertença;
- Possibilitar que uma aplicação utilize mais memória do que a fisicamente existente.
SWAPPING
Dentro de gerenciamento de
memória, pode não ser possível manter todos os processos em memória, muitas
vezes por não existir memória suficiente para alocar aquele processo. Para
solucionar esse problema existe um mecanismo chamado swapping, onde a gerência
de memória reserva uma área do disco para o seu uso em determinadas situações,
e um processo é completamente copiado da memória para o disco; este processo é
retirado da fila do processador e mais tarde será novamente copiado para a
memória; Então, o processo ficará ativo na fila novamente. O resultado desse revezamento
no disco é que o sistema operacional consegue executar mais processos do que
caberia em um mesmo instante na memória. Swapping impõe aos programas um grande
custo em termos de tempo de execução, pois é necessário copiar todo o processo
para o disco e mais tarde copiar novamente todo o processo para a memória. Em
sistemas onde o usuário interage com o programa durante sua execução, o
mecanismo de swapping é utilizado em último caso, quando não se é possível
manter todos os processos na memória, visto que a queda no desempenho do
sistema é imediatamente sentida pelo usuário.
SISTEMA DE ARQUIVOS
A memória principal do
computador é volátil, e seu tamanho é limitado pelo custo do hardware. Assim,
os usuários necessitam de algum método para armazenar e recuperar informações
de modo permanente.
Um arquivo é um conjunto de
bytes, normalmente armazenado em um dispositivo periférico não volátil (disco),
que pode ser lido e gravado por um ou mais processos.
Sequência: "Tipos de Sistema".
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