quarta-feira, 13 de abril de 2011

Por traz da série Harry Potter esconde-se o diabo?

A série Harry Potter é acusada de satanismo.
         A série Harry Potter, escrita por J. K. Rowling, é acusada de conter sub-textos ocultistas e satanistas. Mas isso não é novidade para ninguém, apesar de ter se falado pouco no assunto.
          Tudo que já vimos e ouvimos, mesmo parecendo besteira ou não, o fato é que em alguns países os livros já foram proibidos nas escolas.
           Nos Estados Unidos, o apelo para que os livros sejam banidos das escolas tem levado a vários debates. Os que defendem tal banimento usam como base o fundamento de que a feitiçaria é uma religião reconhecida pelo governo e que permitir que os livros sejam usados nas escolas públicas violaria "regras" entre a Igreja e o Estado. As igrejas ortodoxas da Grécia e Bulgária fazem campanha contra a série. Os livros foram banidos também nas escolas privadas no Emirados Árabes Unidos e criticados pelo Estado Iraniano.
          Defensores da série afirmam que a magia de Harry Potter tem pouca semelhança com as magias da vida real do ocultismo ou da bruxaria, e que nos livros tal magia se aproxima mais a magia de Cinderela, Branca de Neve e outros contos de fadas.
          Grande parte da crítica vem de grupos evangélicos cristãos, especialmente de grupos com tendências fundamentalistas, que consideram que as alegorias pagãs da série são perigosas para os seus filhos. A série fomenta poderosas e valiosas lições sobre o amor, a coragem e a derradeira vitória do bem sobre o mal. Porém, as mensagens positivas são embaladas em um meio de feitiçaria, que está diretamente denunciada nas escrituras. Por causa disso, os livros de Harry Potter foram objeto de, pelo menos, três queimas de livros.
          Continuando na mesma linha de raciocínio, em 2002, a produtora Chick Publications produziu uma revista em quadrinhos intitulada "O Feiticeiro Nervoso" onde declarou que os livros de Harry Potter abriram uma porta que vai colocar milhões de crianças no inferno. Um exagero da produtora, é claro!
          Em um debate e em resposta a exclusão dos livros no ensino público, a advogada Victoria Sweeny, disse que se as escolas tivessem que remover todos os livros contendo referência a bruxas, teriam de proibir  os clássicos "Macbeth" e "Cinderela".
          Enquanto alguns cristãos evangélicos consideram Harry Potter relacionado com o Satanismo, uma pesquisa indicou que esta posição continua a ser uma opinião minoritária, com apenas 7%.
          Críticas aos livros também vem de um dos exorcistas oficiais da arquidiocese de Roma, Frei Gabriele Amorth, que acredita que, "Por trás dos livros de Harry Potter esconde-se a assinatura do rei das trevas, o diabo". Ele ainda revela que os livros fazem uma falsa distinção entre magia negra e magia branca, enquanto, na realidade, a distinção não existe, porque magia é sempre voltada ao diabo. Amorth acredita que os livros podem ser uma má influência sobre as crianças por deixa-las interessadas no ocultismo.
          E agora? Você acredita que a série Harry Potter foi desenvolvida sob forte base do ocultismo e do satanismo? Pois bem, pode até ter sido desenvolvido desta maneira, no entanto, embalo na fé que tenho nos ensinamentos Bíblicos e prefiro não acreditar que o diabo esteja envolvido na história de Harry Potter. Para mim, Harry Potter não passa de uma mera e bela ficção! E não deve nunca ser banido de escola alguma. É melhor pararem de discutir religião e incentivarem a leitura na rede pública de ensino. E todos viverão felizes para sempre!... ou não!

3 comentários:

  1. Rsrsrsrs... adorei o comentário final. Enquanto psicólogo voltado para a área do ensino e do trabalho (e estudando para fazer este comentário), desde o lançamento de Harry Potter, o índice de leitura na Europa e nos EUA aumentou gradualmente com o desenrolar da série; pesquisas pedagógicas apontam para um crescimento no nível intelectual e criativo das crianças que leram ou leem a série, assim como um desenvolvimento moral muito grande no que diz respeito à Ética, obediência às figuras de autoridade, companheirismo e outras virtudes (em franca decadência nas últimas decadas).
    Se tudo isso não for motivo para manter essa série nas escolas, pensemos que tudo o que é proibido é mais interessante (para grande parte das pessoas)... assim, pelo menos, a J.K. vai continuar ganhando RIOS de dinheiro mesmo depois de quatro anos que a série foi finalizada, rs.
    Religião é algo que não conseguimos discutir com a mentalidade que temos, sem respeitar as demais. Entendo a importância de preservar a infância, mas acho hipocrisia tentar fazer isso querendo abolir livros e estórias que conseguem motivar as crianças do que games de guerra e o ensino ao preconceito, que os pais voluntariamente compram para os mesmos.
    Não sei se me fiz entender.
    Grande abraço e adorando, como sempre, seu blog!

    ResponderExcluir
  2. Perfeito comentário Éverton! Concordo plenamente contigo. Abç!

    ResponderExcluir
  3. Harry Potter, é a série de livros e filmes que eu mais amo, e não é um simples comentário(que pra mim é inveja) vai fazer vários fãns deixarem de curtir a série, álias o final da série :(
    Emfim, se eles acham isso, ou não gostam, é a opinião deles, eles não tem que gostar, mais também não tem que tentar fazer a revolução mundial contra Harry Potter !

    Abraaço Professoor :) :)

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.