sábado, 2 de novembro de 2013

UNIX: o primeiro sistema operacional moderno

AOS ALUNOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO;

Visando o problema da incompatibilidade de SOs de máquinas distintas, um grupo de desenvolvedores da AT&T criaram o Unix em 1969, sendo o primeiro sistema operacional moderno da computação.
Sua primeira versão foi escrita em linguagem Assembly, sendo posteriormente reescrita em C no ano de 1973, linguagem que é utilizada até os dias de hoje. Este sistema introduziu conceitos muito importantes para a computação: portabilidade, multi-usuário, multi-tarefas e compartilhamento de tarefas.
Durante a década de 70, o Unix foi distribuído gratuitamente (incluindo seu código fonte) para universidades e órgãos governamentais norte-americanos, o que conferiu muita popularidade a este sistema. Sua interface era totalmente em modo texto sem interface gráfica.
Em 1977 foi lançado o BSD, sistema operacional fortemente baseado no Unix, focado principalmente para a execução em máquinas específicas de alto desempenho, como o famoso computador VAX, o qual foi uma referência de hardware na época.
Atualmente, a grande maioria dos sistemas operacionais são baseados no Unix, tanto em desktops quanto em servidores e em dispositivos móveis, sendo o Windows - líder absoluto no mercado de desktops - a mais notável exceção.

Sequência: "linguagem de Programação".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.