sexta-feira, 1 de julho de 2011

Fotonovela em sala de aula!...

Campo Belo/MG
Alunos do 6° Ano da E. E. Jarbas Gambogi produzem roteiro de Fotonovela

Os alunos utilizaram revistas na construção das imagens.

As Fotonovelas foram produzidas em duplas.
          Resolvi trabalhar com meus alunos neste segundo bimestre, textos relacionados a contos, fábulas antigas e modernas, em prosa ou em versos. Montei uma atividade para trazê-los (os alunos) para questões do dia a dia, utilizando recursos de outro gênero textual: a fotonovela.
          Fotonovelas são novelas em quadrinhos que utilizam, no lugar dos desenhos, fotografias, de forma a contar, sequencialmente, uma história.
          No Brasil, as fotonovelas tiveram um mercado cativo por mais de 25 anos, entre os anos 1950 e 1970, representando a ideia de uma imprensa popular feminina, com milhões de leitores de histórias publicadas em revistas com grande circulação nacional.

          Características: A fotonovela apresenta uma narrativa que utiliza em conjunto a fotografia e o texto verbal. Como nas histórias em quadrinhos desenhadas, cada quadrinho da sequência corresponde a uma cena da história, no caso, corresponde a uma fotografia acompanhada da mensagem textual.
          São, em geral, publicadas no formato de revistas, livretos ou de pequenos trechos editados em jornais e revistas, e algumas são divididas em capítulos que, geralmente, têm um desfecho próprio, que cria suspense e curiosidade no leitor, levando-o a comprar a continuação.
  • Principais revistas de fotonovelas no Brasil:
          Capricho (Editora Abril); Super Novelas Capricho (Editora Abril); Grande Hotel (Editora Vecchi); Ilusão; Noturno; Encanto; Fascinação; Contigo; Sétimo Céu (Editora Bloch); Carinho; Carícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.