sábado, 26 de outubro de 2013

Computação e computador: Blaise Pascal e a primeira calculadora

AOS ALUNOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO;

Blaise Pascal.

Em 1642, o filósofo, teólogo, escritor, físico e matemático francês Blaise Pascal, com apenas 18 anos, construiu uma calculadora com rodas e engrenagens. Os números a serem somados eram introduzidos discando-se numa série de rodas dentadas, nas quais haviam algarismos de 1 a 9 impressos.
As rodas representavam unidades, dezenas e centenas. Os números introduzidos apareciam em um mostrador. Cada roda, ao completar um giro, fazia a roda à sua esquerda avançar um dígito.
A máquina de Pascal, chamada de pascaline, era capaz de efetuar outras operações por meio de um sistema de adições repetidas. Pascal construiu mais de 50 versões de sua máquina de calcular durante sua curta vida (morreu aos 39 anos).
Pascaline: a primeira calculadora.
O matemático alemão Gottlieb Leibnitz, durante seus estudos com o astrônomo holandês Christian Huygens em 1672, construiu uma calculadora mecânica, com o objetivo de simplificar os complexos cálculos dos astrônomos.
A máquina de Leibnitz era muito parecida com a de Pascal, porém, possuía componentes extras que agilizavam as quatro operações básicas, aceleravam as adições repetidas criando, dessa forma vários processos para a multiplicação, cálculos repetitivos e também o cálculo da raiz quadrada.

Sequência: "A tecelagem".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.