sábado, 26 de outubro de 2013

Computação e computador: a evolução dos computadores

AOS ALUNOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO;

A evolução dos computadores é dividida em cinco gerações.

1ª GERAÇÃO
Os computadores foram desenvolvidos nas universidades dos EUA e Inglaterra. Preparados para aplicações científico-militares, esses equipamentos são baseados em tecnologias de válvulas eletrônicas, não tendo, portanto, confiabilidade.
O tempo de operação interna era milésimo de segundos (milisegundos). Entende-se por tempo de operação interna o tempo gasto em operações aritméticas e lógicas.

2ª GERAÇÃO
Nos equipamentos de segunda geração, a válvula foi substituída pelo transistor – dispositivo eletrônico que serve para retificar e ampliar os impulsos elétricos – desenvolvido em 1947 na BELL LABORATORIES.. Seu tamanho era 100 vezes menor que o da válvula, não precisava de tempo para aquecimento, consumia menos energia, era mais rápido e mais confiável. Os computadores desta época calculavam em microssegundos. Transistor – Dispositivo eletrônico que serve para retificar e ampliar os impulsos elétricos.

3ª GERAÇÃO
A terceira geração começa em 1965 com a substituição dos transistores pela tecnologia dos circuitos integrados. Os transistores e outros componentes eletrônicos são miniaturizados e montados em um único chip. A finalização desta geração é datada no início dos anos 70 a qual foi considerada a importância de uma maior escala de integração para o início da 4ª geração.

4ª GERAÇÃO
A quarta geração de computadores caracteriza-se pelo uso do microprocessador. O microprocessador é a CPU (Central Processing Unit) dos computadores, ou seja, Unidade Central de Processamento. No início da década de 70, as CPUs possuíam a capacidade de processar por volta de 100.000 informações por segundo e foram utilizados nos primeiros micros de 8 bits.
CPU – Processador central de informações. É nesta pastilha de silício que são processadas todas as informações computacionais.
INTEL – Um dos maiores fabricantes de processadores do mundo.

5ª GERAÇÃO
Desde o início da era dos computadores, os especialistas em informática trataram de desenvolver técnicas que permitem aos computadores atuar, como faz o ser humano. Uma das bases de apoio desta nova forma de desenhar um programa é a inteligência artificial. Tradicionalmente, a inteligência artificial é dividida em 3 grandes aplicações: os processos de linguagem natural, que facilitam a comunicação do computador com o usuário; a robótica e tudo associado à visão e manipulação de objetos; e os sistemas especialistas, baseados no armazenamento do conhecimento adquirido.

Sequência: "O código binário".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.