domingo, 27 de outubro de 2013

Computação e computador: capacidade de processamento - console ou videogame

AOS ALUNOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO;

          Não chega a ser um computador propriamente dito, mas os atuais PlayStation 3 e Xbox 360 alcançam 218 e 115 GFlops respectivamente.

Exemplo de consoles.
Um videogame é um jogo eletrônico no qual o jogador interage com imagens enviadas a um dispositivo que as exibe, geralmente uma televisão ou um monitor. Os sistemas eletrônicos usados para jogar videogames são conhecidos como plataformas - como, por exemplo, computadores e consoles. Os arcades e celulares são também bons exemplos de plataformas.
O dispositivo de entrada usado para manipular videogames é chamado controle e varia de acordo com a plataforma. Por exemplo, um controle pode ser constituído por um direcional e um único botão. Outros podem ter dezenas de botões e mais de um direcional. Muitos jogos de computador podem também ser jogados com teclado ou uma combinação do teclado com o mouse simultaneamente ou até mesmo controles específicos.
Os videogames também podem usar outras maneiras de interagir e prover informação ao jogador. O uso de sons é usado em larga escala desde os primórdios. Outros tipos de resposta, como dispositivos de vibração e sensores de movimento também são bastante utilizados nos videogames. O avanço tecnológico tem trazido formas cada vez mais intensas de imersão nos jogos através destes periféricos, como o reconhecimento de movimentos e de voz.
A primeira menção ao que se assemelha a um videogame data de 1947 - um "Dispositivo de entretenimento com tubo de raios catódicos",
patenteado no ano seguinte por Thomas T. Goldsmith Jr. e Estle Ray Mann. Inspirado na tecnologia de radares, consistia em um dispositivo analógico que permitia controlar um ponto vetorizado na tela, simulando mísseis acertando alvos, que eram simplesmente pontos fixos na tela.
Na sequência, mais alguns exemplos prosaicos dos antepassados dos videogames atuais:
O computador NIMROD no Festival da Inglaterra de 1951;
  • OXO: um jogo da velha eletrônico feito por Alexander S. Douglas para o computador EDSAC em 1952;
  •  Tennis for Two: um video game criado por William Higinbotham em 1958;
  • Spacewar! : escrito pelos estudantes Martin Graetz, Steve Russell, e Wayne Wiitanen's em um computador DEC PDP-1 em 1961.

 Todos estes possuíam interfaces diferentes. O NIMROD utilizava-se de um painel de luzes para o jogo Nim, OXO tinha uma tela própria.

Em 1971, a empresa Computer Space, criada por Nolan Bushnell e Ted Dabney, inicia a venda do primeiro arcade do mundo, baseado no jogo SpaceWar!. Em 1972, é lançado o primeiro console doméstico da história: Odyssey da empresa Magnavox. Neste mesmo ano, Nolan Bushnell, agora trabalhando na Atari, lança o primeiro grande sucesso comercial de um video game, o jogo arcade Pong. Este sucesso abriu caminho para inúmeras outras empresas, dando início assim à lucrativa indústria dos videogames.
O termo "Plataforma" refere-se à combinação específica eletrônica ou de hardware, que, em conjunto com o software, faz com que o videogame funcione. Outro termo muito usado é "sistema".
Em uso comum, "jogo de computador" refere-se a uma forma de mídia que envolve um jogador interagindo com um PC, que é conectado a um monitor de vídeo de alta resolução. Um "jogo de console" refere-se a um jogo que é jogado um dispositivo eletrônico especializado que pode ser conectado a uma televisão ou um monitor de vídeo composto. Um "videogame portátil" é um dispositivo eletrônico portátil que pode ser segurado com as mãos do usuário. (Alguns bons exemplos destes são o PSP e o Nintendo DSi). Um arcade refere-se geralmente a um jogo que é jogado em um dispositivo eletrônico especializado, que geralmente contém somente um jogo, encontra-se em uma cabine e é operado por fichas. Porém, há jogos que possuem mais de uma plataforma, jogáveis, por exemplo, tanto no PC, Xbox, PS2, Wii, etc. Além disso, há plataformas que não são completamente eletrônicas (máquinas de arcade eletro-mecânicas. Também há dispositivos com telas que têm a capacidade de rodar jogos, todavia não são máquinas de videogame dedicadas (exemplos: celulares, calculadoras gráficas, PDAs).

Sequência: "Capacidade de processamento - mainframe".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.